.: Lua, de Luana

Uma mulher que gosta de viajar e, principalmente, conhecer lugares & pessoas.
"Lua vai dizer" foi inspirada na música de Katinguelê, a "Lua vaaai iluminar os pensamentos dela". Sendo assim, pretendo iluminar os caminhos de vocês. Boa viagem! :)

sábado, 11 de fevereiro de 2017

Maragogi - Alagoas

Olha a cor do mar... Como eu digo, azul "marca-texto"

Considerado o Caribe brasileiro, MARAGOGI e adjacências - Antunes, Jarapatinga, Ponta de Mangue, por exemplo) é uma das praias mais belas do nordeste. Na verdade, todo o litoral alagoano (praia do Francês, São Miguel dos Milagres, Gunga, Pajuçara, Japaratinga e outras) tem seu charme, sua beleza e seu mar im-pres-si-o-nan-te-men-te azul! Quem puder conhecer não se arrependerá, os paraísos são garantidos.




Caldinho de sururu. Delícia!

COMO FUI: várias vezes saindo de carro de Recife num trajeto de 133km pela via pedagiada (na PE-60). É bom ter cuidado na estrada a partir de Rio Formoso, pois a pista é simples e com muitas curvas. Para quem vem sentido sul do Brasil, uma boa opção é "pegar o primeiro avião com destino à felicidade" para Recife ou Maceió e alugar um carro, pois a distância de ambas capitais para Maragogi é praticamente a mesma. Muitas vezes as famosas agências de turismo cobram valores absurdos, mas vai da preferência (e do bolso) de cada um. Não existe aeroporto por lá. 

@luavaidizer que... Tá bom!

O QUE FAZER: o apelido já diz: se é Caribe, o ideal é ativar a vitamina D no mar e na praia o dia todo. Simples! Em 2017 quando fiquei hospedada, alternei entre banho de piscina no hotel Praia Dourada Maragogi Park e banho de mar. Água clorada, água salgada e o estresse perdido entre os coqueiros.

Catamarã nas Galés

Adicionar legenda
O centro de Maragogi é simples, porém repleta de restaurantes e lojinhas de artesanato. A noite lá é menos agitada que praias como Porto de Galinhas e Pipa (sempre achei). Do centro saem os famosos passeios para as Galés de Maragogi, arrecifes de corais em alto mar com muitos peixes. É bom ver o melhor dia para fazer este passeio (que custa em torno de R$80 por pessoa) considerando a tábua de marés. Quanto mais baixa for a maré (0.0 é perfeita) e por volta das 10h, 11h (quando o sol a pino realça a cor da água), mais você aproveitará o passeio.


Fui novamente para me hospedar em Janeiro/2020 e por 3 dias. É tempo suficiente para conhecer tudo se você tem pouco tempo por lá. Fiz o passeio de lancha pelas 4 praias, mas tem a opção de buggy também. Confesso que gostei beeeeem maaaaaais do passeio de lancha pelas praias do que o passeio de catamarã, mas não descarto pra quem quer curtir tudo da região. O custo vale a pena pelas belezas e também para lá em Antunes, que geralmente de carro é mais transtorno e distante pra chegar. Valor na época (pré-pandemia) foi de R$50 por pessoa.


Indico demais para quem curte praia. Lembrando que o Nordeste tem sol praticamente o ano inteiro, então visite o litoral alagoano sempre que puder, inclusive pra um bate e volta de Recife ou Maceió.

Beijo grande com sabor de camarão e água de coco.